O Sesi de Cobilândia realizou no dia 01/09 uma palestra sobre "Literatura e Ditadura" para os alunos do Ensino Médio, seguida de performance teatral encenada por eles acerca do tema. A atividade foi o encerramento da 2ª Semana de Língua Portuguesa, projeto que envolveu as professoras Anna Maria Martins Tamiris Demoner, Janaina Oliveira e Roseneia Fiorese, professoras das turmas, que fizeram o convite à professora, Fabíola Padilha, do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da UFES.
O tema, importante e urgente, deixou o Auditório lotado, demonstrando o interesse dos adolescentes pelo assunto. Pelas impressões da professora Fabíola, a palestra foi um sucesso: "Foram muitas perguntas e as várias opiniões manifestadas, os olhos curiosos, as solicitações de indicações de leitura e a vontade expressa de combater com veemência qualquer discurso inclinado a defender uma intervenção militar no Brasil reacenderam em mim a esperança de que existe, sim, uma saída para este mundo sinistro, virado de pernas pro ar. Bonito demais ver que essa geração tenta encontrar uma solução inteligente, pacífica, assentada em princípios democráticos e fortemente decidida a afastar qualquer ameaça de retorno da barbárie".
O teatro que se seguiu à palestra, preparado pelos alunos e suas professoras, trouxe canções relacionadas à ditadura, resgatou atos abomináveis e criminosos praticados pelos militares naquele período, e trouxe também um recado claro e direto para o futuro que esses jovens desenham com as próprias mãos, recado estampado num enorme cartaz, escrito com letras vermelhas e bem graúdas: "Amanhã vai ser outro dia!". Damos os parabéns à professora Anna Maria, de Literatura e de Português, e à professora Cláudia Gouvêa Servare, professora de História, pelo belíssimo trabalho de estímulo ao exercício crítico, que tanto contribui para o desenvolvimento de consciência ética e política dos alunos!